SALA VAZIA
ÓCIO
PAREDES RISCADAS
RISADAS
QUADRO PRETO
BRANCO
CADEIRAS EM FORMA
INFORMAM
TRISTE FIM
DE
POLICARPO QUARESMA.
Contextualizando
Quem foi Policarpo Quaresma?
"Triste Fim de Policarpo Quaresma é um romance em terceira pessoa em que se nota maior esforço de construção e acabamento formal. Lima Barreto nele conseguiu criar uma personagem que não fosse mera projeção de amarguras pessoais como o amanuense Isaís Caminha, nem um tipo pré-formado, nos moldes de figuras secundárias que pululam em todas as suas obras. O Major Quaresma não se exaure na obsessão nacionalismo, no fanatismo xenófobo; pessoa viva, as suas reações revelam o entusiasmo do homem ingênuo, a distanciá-lo do conformismo em que se arrastam os demais burocratas e militares reformados cujos bocejos amornecem os serões do subúrbio".
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Triste_Fim_de_Policarpo_Quaresma
MUROS
SINAIS
GRAFIAS
O SOL
DESCALVANDO
IDEIAS
A RUA
TRANSVERSA
ABSTRATA
TRADUZ-SE
EM PARALELAS
TRANSEUNTES
TRANSITAM
EM HARMONIA
AO CAOS
URBANO.
CECÍLIA PARA QUASE UM POEMA
VOCÊ QUE É ANJO
PASSA PELA MINHA VIDA
A QUALQUER HORA
ACENO
SEM VER
O QUE OS OLHOS PERMITEM
VOCÊ QUE É ANJO
PASSA PELA MADRUGADA
A QUALQUER HORA
ONDE O COMUM DOS HOMENS
NÃO VÊ
OU PERGUNTA
VOCÊ
ESTÁ TRADUZIDA
NAS PALAVRAS
DOS MUROS
NO SILÊNCIO APRISIONADO
DOS EDIFÍCIOS CALADOS
VOCÊ
PASSA PELAS MADRUGADAS
SEM ALMA
SEM ASAS
ANJO BASTARDO
PERAMBULA
NO SILÊNCIO
DOS ROSTOS ANÔNIMOS
CALADOS
ALADOS.
Contextualizando
Este poema, em particular, foi criado a partir de uma narrativa, realizada por uma colega (Luciana), ainda nos tempos da graduação, na PUC de São Paulo, a respeito da história de Cecília, uma moradora de rua. Infelizmente, muitos acreditam que moradores de rua, anônimos e esquecidos, são pessoas ruins, abjetas, o que não corresponde à realidade. Por conta dessa ideia distorcida, muitos deles são mortos covardemente por uma sociedade intolerante e hipócrita.
Nesses tempos sombrios, que vivemos, com a ascensão do fascismo, em nosso país, parece virar uma "rotina", as mortes pelo ódio e pela intolerância.
Portanto nos resta a arte como fonte de inspiração e resistência.
Cecília 🥀 Quantas de ti não existe por aí? Que sonhem, que criem asas e voem para um futuro que as aguarde e as guarde de todo mal que existe nos homens, no mundo, na vida. 🌹
muito bom!!! cada vem uma boa surpresa... gostei muito!