Hoje, compartilhamos, de Eliçon Mendonça, um de poemas, que está em seu livro ( ainda inédito) Currículo da Vida.
Amigo de longa data, conterrâneo de terras cariocas e torcedor do Glorioso (Botafogo), assim como eu, o poeta em " Ilusão " tece um texto sensível em que as frases vão costurando a busca do ser e do sentido.
Por meio de figuras de linguagem, bem empregadas, as antíteses vão construindo imagens e sentimentos como, por exemplo "Lanço meus olhares, nesses infinitos horizontes., e só então percebo o quanto sou insignificante.
Penso no amanhã, recordo-me do ontem..."!
Certamente, a publicação dos textos de Eliçon contribuirão para o enriquecimento literário tão carente, nos dias atuais.
Nesse sentido, o " Currículo da Vida" é marcado pela criatividade e pelos sentimentos, que tornam o nosso dia a dia menos triste e mais esperançoso.
Espero que apreciem.
Lanço meus olhares
Nesses infinitos horizontes
Só então percebo
O quanto sou insignificante.
Penso no amanhã
Recordo -me do ontem
Vejo o que mais quero
Cada vez mais distante.
Navego como um peregrino barco
Que destino nenhum tem
Vivo de sonhos
Sou um fraco
Não tenho âncoras
Não tenho ninguém
Sigo uma rota tranquila
Mas errante
Ergo as minhas velas volumosas
Sinto por fim mais confiante
Surgem em meu caminho
Lindas rosas
Já tive tudo
Agora do nada vivo
E o que procuro
( nem eu sei)
Das pedras em meu caminho
Me esquivo
Mas dói-me em ver
Que em flores pisei
Sinto que um pouco
de mim fica
E o restante some
Nesse caminho
Nesse mar
Nessa imensidão
Sou um barco frágil
Mas tenho nome
Eu me chamo ilusão
A seguir, um breve depoimento.
Me chamo Éliçon Mendonça de Oliveira, sou de Rio Bonito Estado do RiJ, tenho 63 anos e desde muito jovem aprendi à amar os livros e, principalmente, os de poesias. O poeta que eu mais gosto e admiro é Casimiro de Abreu. Gosto muito dos seus versos simples e cheio de romantismo e, procuro seguir essa mesma linha em meus humildes versos.
O Saulo César é grande amigo desde do tempo em que morei em São Paulo, nos anos 80. Ele é alguém que tem sempre me apoiado e recentemente participei do Páginas literárias, aonde, inclusive, o Saulo recitou um dos poemas que faz parte do rascunho do Projeto do meu futuro livro que se chamará Currículo de vida. Sinto que, Graças à Deus e ao apoio desse amigo, que está bem perto de eu conseguir realizar o sonho de publicar o meu livro e, com certeza, o Página literárias continuará sendo um importante canal de divulgação desse meu trabalho.
Um grande abraço a todos!
Commentaires