top of page
Foto do escritorSaulo César Paulino e Silva

FELICIDADE - CLÓVIS RIBEIRO




Entrevista concedida ao Coletivo Hora 13, Agora. 11/03/2022

 

Nos idos de 1980, ainda no século XX, tive uma das minhas primeiras oportunidades para apresentar um de meus trabalhos literários. Um poema cujo título é “Porto de Concreto” havia sido selecionado para compor uma antologia a ser publicada pelos Amigos do Jardim Boa Vista, região periférica e localizada na Zone Oeste, da Capital Paulistana.

Foi naquele tempo, que tive o prazer de conhecer o idealizador do projeto, Clóvis Ribeiro. De lá para cá, embora a vida tenha traçado caminhos diversos, mantivemos uma amizade sincera, inclusive trocando correspondência por carta, quando criou o “Espaço do Clóvis” (quem se lembra de quando se enviavam cartas?).

Esse contato foi interrompido por alguns anos de distanciamento. Porém nos reencontramos por meio das oportunidades digitais e com muita alegria soube dos progressos do amigo Clóvis nas artes literárias e musicais. Entre essas conquistas, poderia citar, a título de exemplo, o lançamento de um de seus trabalhos musicais “Mais Feliz”.

Idealizador de diferentes ações sociais, na área da cultura, em particular, comanda, atualmente o programa talk show “Toque Clóvis Ribeiro”, na Rádio Cidadã Comunitária do Butantã, programa que tive o prazer de ser entrevistado algumas vezes. (No link, abaixo, compartilho uma de minhas participações, no ano de 2017

https://youtu.be/wkZB-JmHkgM ). É também organizador de inúmeros eventos culturais na Casa de Cultura do Butantã.

Defino esse amigo como um autêntico batalhador, que luta pela valorização da arte periférica, um militante das causas sociais e culturais, pois abre espaço para anônimos e não tão anônimos, que têm em comum o poder criador da arte.

Hoje, tenho o prazer de publicar um de seus textos, Felicidade, que muito me deixou feliz, por mais redundante que possa parecer!


Espero que apreciem.




 


FELICIDADE


Clóvis Ribeiro

Felicidade pode ser

O meu poder

De dizer

No canto

Dessa canção

A minha

Doce emoção


Felicidade pode ser

A nova música do pão

A liberdade de viver

Sem fome no coração


Feliz cidade é viver

A simples cidade de ter

Gil como inspiração


09/07/2022


 

27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


margotnogueira89
margotnogueira89
Aug 07, 2022

"Felicidade" encontrada nesta poesia na forma mais simples e singela, pois é assim que "ela" é! Trago comigo que ela, ("Felicidade") é assim, está onde há o simples e o verdadeiro! O poeta sabe disso. 💟

Like
Post: Blog2_Post
bottom of page