top of page
Foto do escritorSaulo César Paulino e Silva

ANDARILHO

Atualizado: 25 de set.



A percepção que temos do mundo está intimamente relacionada com a construção de nossas identidades, diria, ainda, imbricada de forma umbilical com aquilo que vemos, sentimos ou deixamos pelos caminhos percorridos.

Foi em um dia qualquer, de minha juventude de outrora, que não me lembro, ao certo, que me vi projetado em uma grande tela de cinema. Aquelas salas, que quase já não existem, a não ser dentro dos espaços sufocados pelo consumo do falso bem-estar, mergulhado no apelo forçado das ditaduras do marketing branco, viril e perfeito.

Acompanhava,eu, com olhos atentos, a personagem que caminhava pelos trilhos de ferro, que se perdiam no infinito, sob um sol escaldante, em um deserto qualquer ao sul dos Estados Unidos da América.

O calor que parecia emanar através da imagem, desenhava a angústia e a não existência dos vestigios do que havia sido, no passado, aquele homem.

O filme em tela era "Paris Texas", uma película franco-germânica, de 1984, dirgido pelo genial Wim Wenders, o mesmo diretor de outra obra sem par do cinema cult:"Asas do Desejo. O elenco, de primeira grandeza, tinha, dentre outras importantes, a bela Natasha Kinsk, que, ao interpretar sua personagem, Jane Handerson, dava o tom melancólico da ruptura das relações humanas e do desespero do vir a ser (ou não).

Recentemente, de forma súbita, imagens desse filme, assistido nos idos de 1980, começaram vir a minha mente, forçando-me a refazer metaforicamente os passos daquele homem perdido, sem rumo e sem memória, que caminhava para o nada.

Nesse torvelinho de sentimentos e lembranças, me tocou a inspiração para compor uma música, refletida na história de Travis Henderson, o solitario que vagava. A essa música dei o título de "Andarilho" que, longe de ser apenas uma figura de linguagem literária, vai ao encontro da história de pessoas reais, sem destino, perdendo-se de si mesmas e que não nos cabe julgar sobre as suas decisões.

Partindo dessa reflexão, breve, deixo para vocês dois convites.

O primeiro é a sugestão para assitirem o filme "Paris-Texas"; e tirarem suas próprias conclusões.

O segundo é para conhecerem e ouvirem a música de minha autoria: "Andarilho".

A seguir, a letra e o link de acesso. E, claro, se possível, gostaria de ouvir a opinião de vocês.


Espero que apreciem.


 

Certo dia resolveu sair

De casa pra nunca mais

Olhando invisível a distância

Deixando aquela vida atrás


Andar pelo mundo foi

Procurando seu outro eu

Estradas, caminhos, imagens

Lugar onde se perdeu


Vestindo seu jeito blue

Tentando tanto encontrar

Respostas, sorriso, o amor enfim

Partindo para chegar


Certo dia resolveu sair

De casa pra nunca mais

Olhando invisível a distância

Deixando aquela vida atrás


Andar pelo mundo foi

Procurando seu outro eu

Estradas, caminhos, imagens

Foi lá onde se perdeu


Vestindo seu jeito blue

Tentando tanto encontrar

Respostas, sorriso, o amor enfim

Partindo para chegar



 




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page